Obras Históricas

A historia da Casa Francesa tem relevância para a arquitetura nacional demonstrada em obras que são consideradas importantes para o patrimônio histórico brasileiro. Dentre elas a Estação Júlio Prestes e Faculdade de Medicina da USP em São Paulo, Hotel Quitandinha no Rio de Janeiro entre outras.

Todos os adornos e elementos decorativos presentes nessas obras são em argamassa armada ou pré-moldada para parte externa e gesso internamente.

A Estação Júlio Prestes hoje é um marco arquitetônico da cidade de São Paulo, em estilo eclético, projetada pelo Arquiteto Cristiano das Neves e todos os adornos de fachadas ricamente trabalhados pela Casa Francesa, como mostra reportagem especial da revista Veja de 17 de julho de 1996. Nas fachadas foram executados beirais e entablamentos, pórticos, mãos francesa, colunatas, arcos e na parte interna todas as sancas, arcos ogivais, arcadas e colunas.

O Colégio Caetano de Campos também é outro exemplo da qualidade dos trabalhos da Casa Francesa que vivem até hoje.

O Hotel Quitandinha em Petrópolis-RJ tem estilo normando e todo interior foi decorado por Doroth Draper, cenógrafa de Hollywood. Todos os detalhes de gesso foram minuciosamente executados conforme pedidos, fotos e projetos apresentados. Esses são alguns exemplos das diversas mansões, igrejas e muitos trabalhos que a Casa Francesa executou nos seus mais de cem anos de existência.